Contabilidade

Afastando-se da contabilidade de custos mais clássica, o GERIR® propõe uma nova abordagem sob múltiplas perspetivas de análise na forma de estruturar e disponibilizar informação financeira para a gestão, integrando numa única estrutura de dados todas as transações e operações realizadas nas diversas áreas do GERIR®, permitindo um maior controlo sobre todo o processo contabilístico e de gestão da sua empresa, sendo ainda possível realizar um conjunto de obrigações legais e fiscais.

Principais Funcionalidades

Principais Funcionalidades

  • Suporta multiplanos de contas, mantendo em simultâneo e de forma automática um plano de gestão orientado para a gestão e um plano financeiro para responder às necessidades legais de cada local
  • O modelo de contabilidade de gestão é suportado em contabilidade por segmentos e integra nos registos contabilísticos informação financeira e não financeira (ex. registo de quantidades)
  • Definição de documentos padrão que agilizam e automatizam o registo contabilístico das transações recorrentes da empresa
  • Gestão automatizada dos acréscimos e dos diferimentos, incluindo a possibilidade de criar planos de registo de diferimentos mensais
  • Emissão de ficheiros COPE, SAF-T, declaração periódica e anual de IVA, etc.
Multi Plano de Contas

Multi Plano de Contas

O GERIR® trabalha com três óticas contabilísticas distintas mas ligadas entre si:

  • Plano de Contas Normativo legalmente previsto - no caso português trata-se do Plano SNC;
  • Plano de contas de base para registo das operações, denominado de Plano de Gestão, que apresenta um maior nível de detalhe na desagregação das contas em relação ao primeiro, permitindo um maior controle dos gastos e rendimentos da empresa;
  • Existem ainda os Segmentos que, na prática, são as classificações dos documentos para efeitos de contabilidade de gestão, permitindo ligar as contas do plano a um ou mais códigos de segmento, aumentando assim o nível de percepção dos custos associados a cada negócio da empresa, bem como da sua rentabilidade. Os segmentos que constam no sistema são os definidos em sede de desenho do sistema e tendo em atenção as necessidades de todos os gestores da organização.

A utilização de dois planos de contas distintos apresenta algumas vantagens quando, por exemplo, um grupo de empresas que atue em diversos mercados adote internamente (e a nível global) o plano de contas (de gestão) do GERIR® e, localmente e de forma independente,  estabeleça para cada empresa a ligação ao plano de contas de utilização obrigatória no país onde opera, de modo a responder às exigências legais específicas. Em termos de grupo, a adopção de um único plano de contas para todas as empresas, permitirá obter informação consolidada de uma forma simples e rápida.

Registo de Documentos

Registo de Documentos

Documentos Padrão

É possível otimizar o registo de documentos através da criação de Documentos Padrão que simplificam os registos periódicos e repetitivos, levando a uma consequente economização de tempo, consistência nas transações registadas e redução da probabilidade de erro. Para além da vertente contabilística e fiscal, estes documentos podem ainda ser parametrizados ao nível da contabilidade de gestão, permitindo fazer registos por Segmentos.

Apuramento Automático do IVA

Apuramento Automático do IVA

A gestão do IVA no sistema é feita automaticamente em tabelas autónomas, não sendo necessário a abertura de contas para fazer a sua gestão. Mediante os códigos de IVA que sejam indicados no registo das diversas operações, o GERIR® preenche a declaração periódica de IVA, bem como o anexo L da IES, efetuando também os registos de apuramento do IVA de forma automática.

Consolidação de Contas

No GERIR®, e atendendo à sua ligação previligiada com o DEFIR®, é possível efetuar a consolidação de contas de um grupo económico em qualquer período de uma forma automatizada, através da utilização da gestão de entidades e dos registos inter-organização.

São de salientar as seguintes funcionalidades:

  • Definição do perímetro e do método de consolidação a aplicar
  • Cálculo do goodwill
  • Identificação automática das operações recíprocas intra-grupo e sugestão de eliminação - identificação de eventuais incoerências entre contas do grupo
  • Identificação das operações não recíprocas intra-grupo e sugestão de eliminação - identificação de eventuais incoerências
  • Identificação dos saldos intra-grupo e sugestão de eliminação
  • Elaboração das demonstrações financeiras consolidadas

Saiba mais sobre o DEFIR® Consolidação aqui.

Áreas do GERIR® com Especial Integração

  • Todas as áreas aplicacionais estão 100% integradas na contabilidade